14 razões para freelancers usarem software de controle de horas

  1. Crie auto disciplina. Um software com cronômetro pode ajudar o freelancer a aumentar sua disciplina no seu trabalho, principalmente se você trabalha sozinho.
  2. Mais foco no trabalho. Ao trabalhar com um cronômetro, as pessoas tendem a ficarem psicologicamente mais focadas em suas tarefas. Quando aparecer uma distração (Facebook, E-mail, Youtube) imediatamente lembra-se que o tempo da tarefa está contando e por isso deverá continuar sua tarefa.
  3. Estimativas acertivas. Realize estimativas mais precisas para tarefas e projetos semelhantes, com base no seu histórico de registros de horas trabalhadas. Ganhe mais credibilidade com seu cliente ao oferecer estimativas baseadas em dados coletados por você.
  4. Entregas dentro do prazo. Calcule melhor as datas de entrega de seus projetos, uma vez que você tem conhecimento profundo do tempo estimado para cada tarefa, você terá mais propriedade para definir datas.
  5. Monitore o progresso real do projeto. Evitar surpresas desagradáveis é mais fácil quando você está monitorando o progresso do tempo trabalhado comparado ao tempo estimado.
  6. Otimize seu tempo. Identifique o tempo gasto com interrupções e descubra tarefas que gastam mais do seu tempo do que você gostaria, para então tomar ações para reduzir ou eliminar totalmente o tempo gasto indevidamente.
  7. Não esqueça de etapas. Monitore e descubra quais tarefas não estão sendo feitas, como por exemplo, a tarefa "pesquisa de satisfação de clientes" que você gostaria de fazer.
  8. Transparência com o cliente. Mostre ao seu cliente exatamente pelo o que ele está pagando, assim o profissional freelancer transmite a sensação de responsabilidade e qualidade em seus processos.
  9. Faça cobranças com confiança. Freelancer que tem detalhes do trabalho realizado consegue mostrar ao cliente todo o esforço e valor agregado do seu trabalho, e justificar a cobrança do valor de seus serviços.
  10. Cobre por hora com precisão. Obtenha dados precisos de horas trabalhadas e não perca dinheiro nos seus projetos cobrados por hora. Se você esquecer de cobrar alguns minutos por dia, ao final de um ano pode representar um grande prejuizo financeiro.
  11. Acompanhe sua evolução. Veja a sua evolução de produtividade na execução de um mesmo tipo de tarefa, e compare sua performance com outros freelancers.
  12. Escolha o mais rentável. Compare quais são os tipos de projetos e clientes mais rentáveis. Você pode descobrir uma ótimo oportunidade de negócio a partir dos seus dados.
  13. Equilibre seu trabalho. Veja quanto tempo está sendo gasto em tarefas que de fato geram receita em comparação com tarefas que não geram receita diretamente.
  14. Aceite projetos sem escopo definido. Fazer um orçamento sem saber a real dimensão do projeto é dar um tiro no escuro. A melhor opção é fechar contrato cobrável por hora e usar um software de controle de horas trabalhadas.

Veja também